Em apenas 6 meses, mais de 4 mil pessoas já passaram pela Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí, em Jaú
Desde que foi inaugurada, em 14 de setembro de 2022, a Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu”, em Jaú, já atendeu mais de 4.100 pacientes que realizam tratamento oncológico no Hospital “Amaral Carvalho”, além de seus acompanhantes. O espaço é administrado pela Prefeitura de Tatuí em parceria com a Litac (Liga Tatuiana de Assistência aos Cancerosos).
“A ideia de se criar uma casa de acolhimento em Jaú surgiu do prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, por saber das dificuldades que o paciente com câncer do município e seus acompanhantes enfrentavam”, explica a secretária da Pasta, Elaine Miranda.
Dentre as dificuldades as quais ela se refere, pode-se citar o deslocamento do paciente, que sai de van de madrugada e volta muito tarde para sua casa, pois tem que esperar até que a última pessoa seja atendida, ficando na frente do hospital com fome, cansado e sem ter um lugar para descansar e comer.
Com a Casa de Apoio, que está situada a apenas 400 metros do hospital, os pacientes e seus acompanhantes recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e, para os que pernoitam, jantar e ceia. Lá eles também podem descansar e assistir TV, enquanto aguardam até o último paciente terminar o procedimento para retornarem à Tatuí.
“Apesar de ser um local onde as pessoas estão por motivo de doença, a Casa tem um ambiente muito leve, o clima é muito bom e a troca de experiências fortalece uns aos outros. Se for analisado que estar com a ajuda de psicólogo é fundamental nesse momento, percebemos a importância da Casa de Apoio, pois ela é um divisor de águas na vida do paciente oncológico. Além da maneira gentil e carinhosa com que somos recebidos, a Casa também nos proporciona segurança e conforto”, comenta a funcionária pública Amanda Cibele dos Santos Fidêncio, que já fez uso das instalações.
Até o fim deste ano, estima-se que mais de 8 mil pessoas passem pela Casa de Apoio em Jaú, que tem em seu interior três quartos; sala com cama hospitalar motorizada e cadeira de rodas; sala com TV; sala de jantar; banheiros adaptados com sanitário elevado, ducha higiênica e assento retrátil para banho, além de banheiro para funcionários; cozinha equipada com forno elétrico, geladeira, micro-ondas, fogão industrial e freezer; serviço de Internet; garagem; área de convivência; área de serviço com máquina de lavar; e quarto para motoristas.
Toda essa estrutura não gera nenhuma despesa aos usuários, visto que a acomodação e toda a alimentação são gratuitas, fruto dos produtos adquiridos por meio do Banco de Alimentos, da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Tatuí. Esses alimentos passam por um processo de qualidade e higienização, garantindo a saúde e a segurança de todos aqueles que os consumirem.
Além disso, graças ao Projeto “Farmácia Viva”, mantido em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, os usuários têm acesso a mais de 30 espécies de ervas medicinais plantadas e colhidas para serem usadas em chás, infusões, receitas indicadas ao tratamento do alívio de sintomas gripais, problemas estomacais e dores de cabeça.
Para conseguir usufruir da residência, basta o paciente – após reservar o transporte na Frota Municipal – ir até a Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania com os documentos que indicam o tratamento no hospital em Jaú, e com seus documentos pessoais e de seu acompanhante (RG, cartão SUS e comprovante de endereço). Lá, ele preencherá uma ficha cadastral e receberá uma lista de regras que devem ser seguidas na Casa, além de saber se permanecerá durante o dia ou pernoitará no local.
A Casa de Apoio ao Tratamento de Câncer de Tatuí “Gildete Spuri de Abreu” está situada na Rua Francisco Carvalhaes de Paiva, n° 140, Chácara Braz Miraglia, em Jaú.