Sorocaba tem ações inéditas na saúde
O programa “Médico da Criança”, proporciona atendimento pediátrico sem a necessidade de agendamento em todas as 33 Unidades Básicas da Saúde (UBSs).
Ao longo de 1.000 dias da atual administração municipal, que se completaram no dia 27 de setembro, foram entregues cinco unidades de Pronto Atendimento (PA 24 horas), que funcionam, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, como UBS (Unidade Básica de Saúde) e, das 19h às 7h, nos mesmos dias, fins de semana e feriados, assistindo à população como PA 24 horas, nos casos de urgência e emergência. Desde 2021, foram inauguradas as seguintes UBSs/PAs 24h: Carandá, Sorocaba 1, Aparecidinha, São Bento e Habiteto.
Até o momento, a Prefeitura de Sorocaba revitalizou 25 das 33 UBSs, com serviços como: pintura interna e externa das unidades; manutenções hidráulica e elétrica; reparos nas esquadrias metálicas; troca de lâmpadas por tecnologia de LED; limpezas de calhas e rufos; conserto do telhado, manutenções dos muros e substituições de vidros. A Policlínica Municipal e a UPA Éden também ganharam cara nova e tiveram diversas manutenções realizadas.
Pela primeira vez na história da cidade, foi implantado o programa “Médico da Criança”, que, desde maio, proporciona atendimento pediátrico, sem a necessidade de agendamento, em todas as 33 Unidades Básicas da Saúde (UBSs). As consultas pediátricas são disponibilizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário normal de funcionamento de cada UBS, descentralizando o atendimento das unidades de urgência e emergência e trazendo atendimento mais prático e ágil aos pacientes.
Outra ação inédita tem a ver com tecnologia. Com objetivo de facilitar e agilizar a marcação de consultas médicas na rede municipal de saúde, colocando fim a um problema histórico na cidade, a Prefeitura de Sorocaba lançou o App “Agenda UBS Sorocaba” em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O aplicativo é acessível para as plataformas iOS e Android. Pelo dispositivo, é possível realizar o agendamento on-line de consultas médicas, visualizando a data, o horário e o nome do médico clínico geral que fará o atendimento, além de também poder acessar os dados cadastrais do paciente e verificar o histórico dos seus atendimentos na unidade de referência. “Trata-se de uma verdadeira revolução na prática de agendamentos médicos da cidade”, afirma o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.
Igualmente, pela primeira vez, Sorocaba passou a contar, em outubro de 2022, com a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil – “Fábrica dos Sonhos” (UAI), um ambiente de saúde que acolhe, com equipe multidisciplinar especializada, crianças e adolescentes, com idades entre 10 e 18 anos, que se encontram em situação de dependência química e, muitas vezes, já desamparados. O local conta com toda estrutura necessária, com espaço administrativo, quartos, refeitório, quadra, sala de computação, entre outras dependências. A estrutura, ampla e confortável, proporciona aos atendidos conteúdo, lazer, recreação, atividades esportivas, além de alimentação adequada. Lá, há todo acolhimento e atenção especializada, com psicólogos, terapeuta ocupacional, assistente social, entre outros profissionais.
Também de forma inédita, por meio de convênio com as entidades Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer (Asipeca) e Associação dos Amigos dos Deficientes (AMDE), Sorocaba conta com atendimento para pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA). O serviço multiprofissional dispõe de profissionais de Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, entre outros. São oferecidas 40 vagas mensais pela Asipeca e mais 10 pela AMDE. Em breve, a cidade também terá, pela primeira vez na história, um Centro de Referência para atendimento multidisciplinar das pessoas com Transtorno do Espectro Autismo (TEA).No espaço, serão ofertadas 70 novas vagas para TEA, além de 160 vagas para Serviço Especializado de Referência para Pessoas com Deficiência Intelectual. O prédio contará com toda estrutura necessária para o atendimento.
Além disso, Sorocaba é pioneira no Brasil a contar com atendimento de equoterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de convênio firmado com o Município. O serviço é ofertado para pessoas com múltiplas deficiências na Instituição Terapêutica de Grupos de Habilitação e Reabilitação (Integrar). Pelo período de nove meses, 20 pacientes, entre crianças e adultos com deficiência física e/ou intelectual ou com Transtorno Espectro Autista, estão sendo assistidos com o método terapêutico que utiliza o cavalo, por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação (exercício a cavalo) e fisioterapeuta especializada no seguimento.
Nos próximos dias, a população sorocabana ganhará mais um centro completo voltado à saúde. Com previsão de início de atendimento até outubro, o Palácio da Saúde, acomodará, inicialmente, a Base Administrativa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a sede do Médico da Família/Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), as especialidades da Policlínica e a nova Central de Regulação de Leitos (CRL), que integrará regulações de leitos eletivos (enfermaria) e de urgência (UTI), com estrutura tecnológica e unificando, em um só local, todas as informações para transferir pacientes em internação no município. O novo e amplo espaço está localizado na Rua da Penha, 1.176, no Centro.
Outro feito histórico está mais ligado à Zona Norte da cidade. A Prefeitura iniciou o processo de preparação de solo para as obras e está em fase de contratação de consultoria da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O Complexo Hospitalar contará com o primeiro Hospital Geral Municipal de Sorocaba, para atender aos casos de baixa e média complexidade, com ampla estrutura de apoio, além da nova Policlínica Municipal e da Vigilância em Saúde no mesmo espaço. O hospital abrigará pavimentos para leitos de internação; leitos de UTI; Centro Cirúrgico; áreas técnicas; serviços de apoio; amplo estacionamento, além de outras alas em geral. É um projeto grandioso que colocará Sorocaba no cenário ainda maior de autonomia e grandiosidade na área da saúde.
Sorocaba também alcançou um feito notável no atendimento às gestantes na rede pública de saúde. A cidade se destacou ao atingir metas referentes ao 1º Quadrimestre de 2023 do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Uma das metas do programa é garantir que as gestantes realizem um mínimo de seis consultas pré-natal, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação. Essas consultas são fundamentais para monitorar a saúde da gestante, acompanhar o desenvolvimento do bebê e oferecer orientações sobre cuidados pré e pós-natal. Em Sorocaba, a rede pública de saúde alcançou e superou essa meta, demonstrando um compromisso notável com a saúde materna e infantil. Sorocaba também se destacou pela excelência no atendimento odontológico para gestantes.
Corroborando o sucesso do indicador, a cidade contará, em breve, com um novo espaço de maternidade, com status de referência nacional para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), localizado no Hospital Santa Lucinda, instituição conveniada com a Prefeitura de Sorocaba. O ambiente conta com equipamentos médicos de alta tecnologia, piscina para parto humanizado, banheiro acessível, ar-condicionado, mobiliário com camas e poltronas confortáveis para os acompanhantes das mamães, entre outros avanços.
Outras ações
– Ampliação do agendamento presencial nas 33 UBSs, a qualquer dia da semana e ao longo de todo o mês, das 7h às 17h
– Retorno do programa “Médico da Família”, que reforçará a Atenção Domiciliar com suporte adicional às Unidades Estratégia e Saúde da Família (ESFs) da cidade, proporcionando atendimento clínico domiciliar em todas as regiões do município
– Mais de dois milhões de vacinas aplicadas contra Covid-19
– Sorocaba zerou a fila de pacientes que aguardavam a litotripsia a laser (lico laser)
– Mais de 37,8 mil exames realizados em parceria com GPACI para demandas represadas
– Mais de 18 mil procedimentos ofertados à população, entre consultas, exames e pequenas cirurgias por meio do Mutirão da Saúde
– A SES vem intensificando ações e programas voltados à assistência materno-infantil, com ações de Planejamento Familiar e de educação continuada para a equipe multiprofissional