Santa Maria da Serra recebe curso de Formação de Aquaviários da Marinha
O objetivo do curso é capacitar os alunos para trabalhar em embarcações, como barcos de pesca, navios de carga e portos de areia.
Foto: Prefeitura de Santa Maria da Serra/Divulgação
Santa Maria da Serra está recebendo o curso de Aquáviários da Marinha. Durante o curso, os alunos aprendem sobre segurança, navegação, comunicação, primeiros socorros e outras habilidades para lidar com os desafios das atividades aquáticas.
A Prefeitura de Santa Maria da Serra está dando suporte na realização do mesmo. Para concluir o curso, os alunos passaram por avaliação médica, teste físico/resistência, aulas teóricas noturnas, avaliação teórica e treinamento prático
O curso abre novas possibilidades de emprego para os participantes e é ministrado pela equipe de instrutores da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná (organização militar) da Marinha do Brasil, localizada na cidade de Barra Bonita – SP, pelos seguintes instrutores: 1º Sgto. João Rodrigues Bueno; 2º Sgto. Rodrigo Luiz Alves Cordeiro; 3º Sgto. Luã Inácio da Silva Santos e Cabo Uarley da Silva Gonçalves.
Entre as disciplinas que compõe o curso estão: noções de legislação, busca e salvamento, noções de marinharia, noções de meteorologia, prevenção a poluição hídrica, noções de combate a incêndio à bordo, noções de motores, noções de navegação, noções de estabilidade, noções de comunicações fluviais, noções de primeiros socorros, noções de sobrevivência do náufrago e RIPEAM (regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar e nas águas interiores – comparado ao código nacional de trânsito para as vias terrestres), além do manuseio dos materiais de salvatagem.
Após a aprovação no curso, os novos profissionais receberão certificado de conclusão e a Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e estarão aptos a exercerem suas funções a bordo de embarcações comerciais, balsas, areeiros, etc.
Leia também
Ver mais
Município orienta moradores sobre os cuidados com os quintais após as chuvas

Rede Municipal de Educação realizou atividades na Semana Mundial do Brincar
