Santa Maria da Serra inaugura Polo da Univesp e amplia Projeto de Robótica Educacional para todos os alunos da rede municipal
Duas grandes conquistas para a educação foram apresentadas na noite desta quinta-feira, 29, na EMEB Dona Zina Saviolo Cury.
A primeira delas voltada para o ensino universitário e a outra para os alunos do ensino fundamental.
O Polo da Univesp vai proporcionar ensino superior de forma gratuita para 30 alunos, sendo dez em cada eixo: Licenciatura: Letras, Matemática e Pedagogia; Computação: Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação e Negócios e Produção: Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais.
Foram 70 inscritos com uma presença de 70% no vestibular do último domingo. A vinda da Univesp é uma luta antiga da atual gestão. Os alunos terão a sua disposição um laboratório completo de informática, onde terão o suporte necessário para a realização das aulas e provas. Durante o evento foi descerrada a placa inaugural do polo.
No mesmo evento foi apresentado aos pais a ampliação das aulas de Robótica Educacional, que tiveram início em 2023 e são uma das preferidas dos alunos. O Grupo Maker Robotics – um dos mais conceituados no segmento – é o responsável pela implantação do projeto em Santa Maria da Serra. Com a expansão, todos os alunos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) passarão a realizar as aulas.
Os alunos participam ainda das Olimpíadas de Robótica, que possui as etapas municipal, estadual, nacional e mundial. Seis alunos do município alcançaram classificação para a etapa internacional que vai acontecer na Coréia do Sul.
A Prefeitura de Santa Maria da Serra também investiu em outras tecnologias, como uma Lousa Digital e 36 notebooks que interagem simultaneamente através da tecnologia Google Education. As aulas de Robótica Educacional promovem melhorias tanto na rotina de estudos, quanto nas habilidades em diversas áreas, como o raciocínio lógico, interação e capacidade de trabalhar em equipe, uma vantagem crucial nos tempos atuais. Também equipara o ensino em Santa Maria da Serra ao de diversas escolas particulares em todo o estado de São Paulo.
Ao término, os pais puderam conhecer um pouco dos trabalhos desenvolvidos pelas várias séries.
O prefeito Zani elogiou a equipe e reforçou que no município os investimentos na educação acontecem nas duas pontas da linha, na base e na universitária, com o intuito de formar cidadãos preparados para o futuro. Esteve presente também, o vice-prefeito Roberto Miranda, o vereador Cássio Cury e a diretora de Educação, Rejane Peroto Abiati Cury.
Leia também
Ver maisConteúdo Publicitário

Faça sua parte
Município orienta moradores sobre os cuidados com os quintais após as chuvas
Conteúdo Publicitário

Atividades lúdicas
Rede Municipal de Educação realizou atividades na Semana Mundial do Brincar
Conteúdo Publicitário

Esportes