No mês de conscientização do autismo, escolas entregaram cordões e apresentaram brinquedos e apostilas especializadas
No mês de conscientização sobre o autismo, a rede municipal de educação entregou para pais e alunos os cordões, que são símbolo nacional de identificação de pessoas com deficiências ocultas, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
Além disso, em Santa Maria da Serra foram apresentadas as apostilas especializadas e brinquedos pedagógicos que irão contribuir no ensino.
A entrega ocorreu na EMEB Dona Zina Saviolo Cury e na EMEI Cônego Gilberto Kremer, onde houve ainda uma roda de conversa entre a equipe gestora da educação, pais e responsáveis abordando o tema. Em Santa Maria da Serra, também há uma Lei Municipal que institui o Dia de conscientização do Autismo, o que reforça a necessidade das campanhas informativas e inclusivas.
Os cordões, além da identificação, serve como uma forma de despertar nos colegas, professores e toda comunidade, a necessidade do acolhimento, respeito e aceitação. Os girassóis representam a resiliência dos portadores.
Os brinquedos específicos ajudam no desenvolvimento de cada um deles, tais como a cognição, interação e habilidades sociais e estarão disponíveis nas atividades escolares, assim como as apostilas.
“O mundo azul de Théo” transporta as crianças para dentro do conteúdo, replicando em suas páginas as suas rotinas, que permitem o desenvolvimento intelectual padronizado e colaborativo entre professores, alunos e familiares na construção de um ambiente saudável e inclusivo dentro e fora da escola. Permitindo assim, uma comunicação assertiva, civilidade, senso de comunidade, empatia, aceitação, cooperação, superação, entre outros fatores.
A diretora de Educação e Cultura, Rejane Peroto Abiati Cury, destaca a importância desses materiais na aprendizagem dos alunos “Santa Maria da Serra, sem dúvida, é muito privilegiada em poder contar com esses materiais. A nossa diretriz é proporcionar todas as possibilidades que estiverem ao nosso alcance, tanto no ensino, quanto na inclusão. Ficamos muito felizes em ver a participação ativa dos pais e responsáveis nesse projeto. É um ganho inestimável a todos eles”, comentou.
A vereadora Alessandra Bozeli Zani (União Brasil) é a autora do Projeto de Lei, que instituiu o uso dos cordões.
Leia também
Ver maisConteúdo Publicitário

Faça sua parte
Município orienta moradores sobre os cuidados com os quintais após as chuvas
Conteúdo Publicitário

Atividades lúdicas
Rede Municipal de Educação realizou atividades na Semana Mundial do Brincar
Conteúdo Publicitário

Esportes