Alunos de Pompeia contam com disciplina de Educação Financeira e Consumo Consciente logo no ensino fundamental

Administração Municipal investe nas crianças com o objetivo de criar um grande impacto positivo na vida dos alunos e de seus familiares.

Por CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
(Atualizado em 13/10/2023 - 16h18)
Compartilhar

Na busca constante por aprimorar a qualidade de ensino e promover o desenvolvimento integral dos alunos, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental “Professor Carmelino José Dalsenter”, localizada no Bairro Juscelino Kubitschek, e “Orlando Cassaro” na Vila de Paulópolis, ambas na cidade de Pompeia, tem se destacado ao incluir a disciplina de Educação Financeira e Consumo Consciente em seus currículos. 

 

A iniciativa pioneira, que atinge os alunos do ensino fundamental, tem como objetivo ir além de enriquecer a cultura disciplinar das crianças, mas criar um grande impacto positivo na vida dos alunos e de seus familiares com um processo de aprendizagem que transmite informações sobre a gestão de finanças pessoais, além do consumo adequado de acordo com os recursos e objetivos. 

 

O diferencial nas EMEFs “Professor Carmelino José Dalsenter” e “Orlando Cassaro” é que essa disciplina não é uma novidade recente; ela faz parte do ensino fundamental há muito tempo. Recentemente, o Governo de São Paulo anunciou que a partir de 2024 a Educação Financeira será uma disciplina comum nas escolas estaduais, porém em Pompeia a oferta dessa matéria acontece há anos.

 

Os alunos das escolas municipais recebem aulas de Educação Financeira tanto no período da manhã quanto no período da tarde. Além de aprenderem a importância de controlar gastos e planejar suas finanças desde cedo, essas lições acabam moldando também a mentalidade dos pais que passam a adotar práticas financeiras mais saudáveis em casa, através do compartilhamento de aprendizado e participação dos familiares na vida escolar das crianças. Um ensinamento que vai muito além da sala de aula.

 

A Diretora da EMEF “Professor Carmelino José Dalsenter”, Suely Bataus, ressalta que o interesse em trabalhar a Educação Financeira sempre existiu na escola do município. “Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse trabalho se tornou ainda mais efetivo. O município fez investimentos através da Secretaria da Educação para fornecer apostilas e outros materiais necessários e nós aqui colocamos em prática essa importante disciplina”, comentou. 

A iniciativa é pioneira

A Educação Financeira não apenas prepara os alunos para um futuro financeiramente saudável, mas também os capacita a tomar decisões conscientes sobre o consumo, poupando recursos e investindo em um estilo de vida mais equilibrado com menor índice de endividamento. Essa abordagem inovadora tem colocado Pompeia na vanguarda da educação de qualidade, garantindo um aprendizado significativo e transformador para as gerações futuras.

 

Segundo o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, em 2021, a educação de Pompeia está entre as 25 melhores do estado de São Paulo com a nota 7. O número também coloca a cidade na liderança da região com Marília como a segunda cidade com o melhor índice com a nota 6.5, seguida por Tupã com 6.3 e Bastos com 6.1. 

 

A nota também posicionou Pompeia entre as 120 melhores educações do Brasil, independente de segmentação por tamanho da população – ou seja, o bom desempenho se dá concorrendo tanto com cidades grandes quanto com cidades pequenas da união.