Alunos de Pompeia contam com disciplina de Educação Financeira e Consumo Consciente logo no ensino fundamental
Administração Municipal investe nas crianças com o objetivo de criar um grande impacto positivo na vida dos alunos e de seus familiares.
Na busca constante por aprimorar a qualidade de ensino e promover o desenvolvimento integral dos alunos, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental “Professor Carmelino José Dalsenter”, localizada no Bairro Juscelino Kubitschek, e “Orlando Cassaro” na Vila de Paulópolis, ambas na cidade de Pompeia, tem se destacado ao incluir a disciplina de Educação Financeira e Consumo Consciente em seus currículos.
A iniciativa pioneira, que atinge os alunos do ensino fundamental, tem como objetivo ir além de enriquecer a cultura disciplinar das crianças, mas criar um grande impacto positivo na vida dos alunos e de seus familiares com um processo de aprendizagem que transmite informações sobre a gestão de finanças pessoais, além do consumo adequado de acordo com os recursos e objetivos.
O diferencial nas EMEFs “Professor Carmelino José Dalsenter” e “Orlando Cassaro” é que essa disciplina não é uma novidade recente; ela faz parte do ensino fundamental há muito tempo. Recentemente, o Governo de São Paulo anunciou que a partir de 2024 a Educação Financeira será uma disciplina comum nas escolas estaduais, porém em Pompeia a oferta dessa matéria acontece há anos.
Os alunos das escolas municipais recebem aulas de Educação Financeira tanto no período da manhã quanto no período da tarde. Além de aprenderem a importância de controlar gastos e planejar suas finanças desde cedo, essas lições acabam moldando também a mentalidade dos pais que passam a adotar práticas financeiras mais saudáveis em casa, através do compartilhamento de aprendizado e participação dos familiares na vida escolar das crianças. Um ensinamento que vai muito além da sala de aula.
A Diretora da EMEF “Professor Carmelino José Dalsenter”, Suely Bataus, ressalta que o interesse em trabalhar a Educação Financeira sempre existiu na escola do município. “Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), esse trabalho se tornou ainda mais efetivo. O município fez investimentos através da Secretaria da Educação para fornecer apostilas e outros materiais necessários e nós aqui colocamos em prática essa importante disciplina”, comentou.

A Educação Financeira não apenas prepara os alunos para um futuro financeiramente saudável, mas também os capacita a tomar decisões conscientes sobre o consumo, poupando recursos e investindo em um estilo de vida mais equilibrado com menor índice de endividamento. Essa abordagem inovadora tem colocado Pompeia na vanguarda da educação de qualidade, garantindo um aprendizado significativo e transformador para as gerações futuras.
Segundo o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, em 2021, a educação de Pompeia está entre as 25 melhores do estado de São Paulo com a nota 7. O número também coloca a cidade na liderança da região com Marília como a segunda cidade com o melhor índice com a nota 6.5, seguida por Tupã com 6.3 e Bastos com 6.1.
A nota também posicionou Pompeia entre as 120 melhores educações do Brasil, independente de segmentação por tamanho da população – ou seja, o bom desempenho se dá concorrendo tanto com cidades grandes quanto com cidades pequenas da união.
Leia também
Ver mais
Município orienta moradores sobre os cuidados com os quintais após as chuvas

Rede Municipal de Educação realizou atividades na Semana Mundial do Brincar
