Programa “Melhor em Casa” completa três anos de atendimento a pacientes acamados ou com mobilidade reduzida

Por CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
(Atualizado em 02/10/2023 - 10h20)
Compartilhar

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria da Saúde, está completando este ano três anos de desenvolvimento do programa “Melhor em Casa”. O serviço, implantado no município desde 2019, tem o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo cuidado humanizado aos pacientes acamados ou com mobilidade reduzida temporária ou permanente.

Atualmente, o SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) é composto por uma equipe multiprofissional, composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e fisioterapeuta e uma equipe de apoio com nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social. Ao todo, Olímpia conta com mais de 60 pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção que são atendidos na cidade com toda qualidade e eficiência médica necessária.

O serviço inclui o atendimento de pacientes em períodos de internação hospitalar, adaptação aos novos cuidados pelos familiares ou período de continuidade de medicações endovenosas a domicílio. O intuito é levar acessibilidade aos pacientes que não conseguem pelas condições físicas serem atendidos presencialmente nos serviços de atenção básica.

Segundo a secretaria de Saúde, nesses três anos de prestação de serviço, o Melhor em Casa já reabilitou e assistiu cerca de 612 pacientes olimpienses, totalizando mais de 20 mil atendimentos profissionais pela equipe do programa.

O acesso ao SAD é geralmente feito no hospital em que o paciente estiver internado ou ainda por solicitação da equipe de Saúde da Família/Atenção Básica (UBS) ou da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).