Jarinu é a 56ª cidade que mais cresceu no Brasil em número de habitantes

Por CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
(Atualizado em 02/10/2023 - 10h24)
Compartilhar

O Censo 2022 registrou em Jarinu um aumento de 57,4% no número de moradores em relação à última pesquisa de casa em casa, em 2010.

O índice coloca a cidade na 56ª posição entre as cidades que mais cresceram no País entre os dois últimos levantamentos realizados.

Os dados atuais, coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicam que Jarinu tem 37.535 pessoas residentes no município. O levantamento anterior, feito há 12 anos, registrou 23.847 habitantes.

Na Região Metropolitana de Jarinu é a cidade com maior aumento percentual da população, ao lado de Itupeva.

O valor populacional projetado em 2021 previa que Jarinu tinha apenas 31.173 moradores na cidade.

As estimativas populacionais divulgadas pelo IBGE servem de parâmetro para repasses financeiros da União para os municípios.

No caso de Jarinu, o critério populacional também é usado na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios (FPM) pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

“Com a finalização da apuração das informações, o IBGE encaminha ao TCU os dados populacionais resultantes da coleta do Censo Demográfico para o cálculo dos coeficientes individuais do FPM e fiscaliza a entrega dos respectivos recursos”, explica Gilberto Machado dos Santos, técnico responsável do IBGE, que apresentou o resultado oficial do Censo à prefeita Débora Prado, ao vice-prefeito, João Davi, ao presidente da Câmara Municipal, João Lorencini, e ao 1° secretário da Câmara, Professor Alessandro.

O número de habitantes contabilizado pelo IBGE define o coeficiente em que a cidade se enquadra. Portanto, quanto maior a população, maior o coeficiente e, consequentemente, maior o valor do repasse realizado.

Em 2022, foram recenseados 18.338 domicílios em Jarinu pelo IBGE.

Jarinu é uma das cidades com maior aumento real populacional, visto os dados atualizados da população do Brasil, que agora são de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.

Já no estado de São Paulo, o aumento foi de 7,65%, totalizando 44.420.459 habitantes.