Arco-Íris alcança o 5º lugar no estado de São Paulo no Índice de Gestão de Resíduos

Por CONTEÚDO PUBLICITÁRIO
(Atualizado em 30/09/2023 - 15h17)
Compartilhar

O IGR foi desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) para avaliar anualmente a gestão dos resíduos sólidos nos municípios paulistas e fornecer subsídios para a proposição e implementação de políticas públicas estaduais. Esse índice possibilita ainda que os municípios participantes tenham uma ferramenta de análise e acompanhamento da gestão de resíduos sólidos municipal.

Em 2021, foi realizada uma revisão mais ampla do IGR, com diferentes fatores internos e externos à SIMA, ligados ao tema “resíduos sólidos”, cujo os critérios foram atualizados e utilizados para a avaliação da gestão municipal, na fórmula de cálculo e nas estratégias de divulgação das notas de desempenho dos municípios.

Na nova proposta do IGR, as etapas da gestão e gerenciamento municipal de resíduos sólidos foram divididas em dez eixos temáticos, com 24 questões.
No relatório anual – exercício 2022 – ano base 2021, Arco-Íris já atingiu grandes avanços tendo nota 7,55, considerada como cidade modelo em “gestão eficiente”. E este ano Arco-Íris conseguiu subir sua a nota atingido índices importantes e tendo metas alcançadas antes do prazo previsto, ficando com nota 9,31 no relatório anual – exercício 2023 – ano base 2022, consagrando-se em 5º lugar em todo o estado de São Paulo.