13ª Conferência Municipal de Assistência Social debate a reconstrução do SUAS, em Arco-Íris
A 13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Arco-Íris, que aconteceu na última terça-feira (20), reuniu munícipes e diversas autoridades do poder público para assistirem à palestra magna e debater a respeito de assuntos relacionados à área de assistência social.
Com realização do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o tema principal foi “Reconstrução do SUAS (Sistema Único de Assistência Social): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Dentro dessa temática foram discutidos cinco eixos da política de assistência social, com o levantamento de propostas, não só para o município, mas também para o estado e para o governo federal sob os aspectos de financiamento; controle social; articulação de segmentos; serviços, programas e projetos; benefício e transferência de renda.

O resultado do debate e a aprovação das propostas serão encaminhados para a conferência estadual que poderão ser debatidos na conferência federal.
As conferências de assistência social são instâncias que têm por atribuições a avaliação da política de assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do SUAS. São espaços de caráter deliberativo que permitem o debate e avaliação da Política de Assistência Social e a proposição de novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários.
A realização de uma conferência não é algo isolado, mas parte de um processo amplo de diálogo e democratização da gestão pública. Por essa razão, a participação popular e, principalmente, a presença dos usuários é fundamental.
As conferências são realizadas em três instâncias: municipal, estadual e nacional. Na etapa municipal, podem participar todos os envolvidos na assistência social e pessoas interessadas nas questões relativas a essa política.
Leia também
Ver mais
Município orienta moradores sobre os cuidados com os quintais após as chuvas

Rede Municipal de Educação realizou atividades na Semana Mundial do Brincar
