Qualidade da merenda escolar garante melhor desempenho de aprendizagem dos alunos
Um cardápio nutritivo, alimentos frescos e refeições adequadas fazem parte da merenda escolar de Arandu.
Em Arandu, o bom desempenho e aprendizado em sala de aula também está ligado a uma alimentação saudável e nutritiva. A qualidade da merenda fornecida aos alunos da rede municipal e estadual é pensada desde a elaboração do cardápio, escolha dos alimentos, armazenamento e preparo.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação estabelece um cardápio nutritivo com base na legislação do Programa Nacional Escolar (PNAE) para oferecer aos alunos da rede municipal uma alimentação além de saudável, nutritiva e saborosa.
“As refeições são preparadas diariamente e de acordo com o cardápio planejado pela nutricionista e nossa preocupação é sempre em oferecer uma alimentação rica em vitaminas, proteínas e sais minerais”, disse a Secretária Municipal de Educação, Solange Mendonça.
De acordo com a Secretaria de Educação, os alunos da rede municipal e estadual fazem três refeições diárias sendo o café da manhã, almoço e lanche no horário da saída, totalizando cerca de 2.500 refeições fornecidas diariamente.
Impacto da boa alimentação “Aprender vai muito além do lápis, caderno e memória. Aprender é um conjunto de questões biológicas, orgânicas, emocionas e psíquicas. Já é comprovado que uma criança que não está nutrida adequadamente, isso impacta no desenvolvimento cognitivo dela”, ressaltou a secretária.
Toda merenda fornecida aos alunos é preparada na Cozinha Piloto do município por equipes de cozinheiras e nutricionista, que juntas realizam desde o armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos para as unidades escolares. “Esse cardápio é elaborado justamente para favorecer o desenvolvimento de aprendizagem das crianças e jovens e por isso é tão importante que os pais e responsáveis incentivem seus filhos se alimentarem na escola”, concluiu Solange.